Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

08/09/2014

Mensagem de boas vindas aos caloiros:

Caros Caloiros 2014/2015,

É com enorme orgulho e satisfação que vos dou as boas vindas e presencio a chegada de mais uma geração neste grandioso Templo do Saber, a nossa casa que agora vos acolhe, a Universidade do Minho.

Desde o século passado que o espírito académico é uma marca da Praxe nesta Universidade, que possui sólidas e respeitadas tradições, que a todos enchem de orgulho.

A Praxe é tradição, é tricórnio, é amizade, é competitividade, é entreajuda, é saudade!

Fazer parte da Praxe da Academia Minhota é fazer parte de uma história, que a cada dia é escrita por todos nós, onde todos, sem excepção, têm o seu papel, sejam caloiros, comissões, Cardeais ou Papa.

Para além do processo de integração que irá ser proporcionado pelas vossas Comissões de Praxe, há ainda outros factores que vos podem ajudar a crescer, tais como os nossos Grupos Culturais e Académicos.

Sejam proactivos, competitivos, solidários, humildes e tenham mente aberta para aprender e apreender o espírito académico desta casa que vos acolhe, pois estes são os valores que irão favorecer a vossa vida académica e profissional.

Tendo sempre em conta, e nunca descorando, o objectivo primário que é estudar e finalizar o curso com sucesso, participar nas actividades praxísticas é enriquecer o conhecimento.

Posso transmitir-vos desde já um sentimento comum dos estudantes da Universidade do Minho, a melhor fase da vivência académica é o ano de caloiro! Nesta casa é onde, certamente, irão viver algumas das experiências mais marcantes e enriquecedoras das vossas vidas.

A todos vós felicidades, sucesso e BOA PRAXE!

Cordeais saudações académicas, a Papa da Academia Minhota,

Maria Antónia Ferreira Canelas
(Ferreirinha VII)